A Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza, de 25 a 29 de novembro, diversas ações de promoção à saúde do homem: o Novembro Azul. As atividades acontecem em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entre os serviços que serão ofertados estão palestras, orientações sobre a prevenção ao câncer de próstata e exames específicos.

“O principal objetivo do Novembro Azul é orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico)para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Se a doença é descoberta no início, 90% dos casos são curáveis”, afirma a gerente de Atenção à Saúde de Fabriciano, Maria Neusa.

Câncer de próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama. De 2012 a 2013, a estimativa é de 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Uma pesquisa realizada pela Datafolha, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. “Fazer os exames é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata.  A recomendação é que homens acima dos 45 anos façam o exame de próstata, anualmente, e acima dos 40 caso, haja histórico familiar”, orienta Maria Neusa.

Próstata

A próstata é uma glândula que tem, em média, 25 a 30 gramas, e está localizada abaixo da bexiga e na frente do intestino. É responsável pela produção de 1/3 do sêmen. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células da próstata. Quando não diagnosticado no início, pode espalhar para outros órgãos. Por isso, é importante o diagnóstico precoce. A cura da doença é possível quando o tumor está restrito ao órgão.
novembro-azul