A Prefeitura de Fabriciano realiza mais uma edição do “Viva Mulher Trabalhadora – Um Toque de Saúde”. Desta vez, o programa vai oferecer uma semana de coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero, orientações de prevenção ao câncer de mama e solicitação de mamografias. A atividade inicia na segunda-feira (14) e segue até a sexta-feira (18) nas Unidades de Saúde, em horário especial: 19h às 21h.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa que, nesta edição, tem como tema “Mulher, declare seu amor pela vida!”. Cinco Unidades de Saúde do município ofertarão os serviços em horário especial: Centro, Santa Cruz, Floresta, Mangueiras e São Domingos.

Preventivos

O preventivo do colo do útero deve ser feito anualmente e é destinado às mulheres que já iniciaram a vida sexual, sobretudo aquelas com idade entre 25 e 59 anos. O exame consiste na coleta de material do colo do útero para a análise. É um procedimento simples e rápido que permite diagnosticar alterações no colo do útero. É importante que a mulher não esteja menstruada e 48 horas antes do exame não tenha relação sexual.

Nas Unidades de Saúde, as mulheres também receberão orientações sobre as técnicas corretas do autoexame das mamas, passarão por exame clínico e, no caso das mulheres acima de 50 anos, elas são encaminhadas para realização do exame de mamografia, caso detectado alguma alteração.

Cinco Unidades de Saúde do município ofertarão os serviços em horário especial: Centro, Santa Cruz, Floresta, Mangueiras e São Domingos.

Cinco Unidades de Saúde do município ofertarão os serviços em horário especial: Centro, Santa Cruz, Floresta, Mangueiras e São Domingos.