A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Fabriciano informa que já estão abertas as inscrições para novos cursos gratuitos de capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

São ofertadas vagas para as capacitações em Auxiliar de Pessoal (30 vagas), Auxiliar de Recursos Humanos (30 vagas), Operador de Computador (40 vagas), Costureiro (31 vagas) e Soldador MIG / MAG (20 vagas). As pré-matrículas devem ser feitas no Programa Qualificar, na avenida Magalhães Pinto, nº 847, no Melo Viana. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os cursos iniciam em novembro e terão duração de três meses. Podem participar famílias beneficiárias do programa Bolsa Família ou que estejam inscritas no CadÚnico, ou seja, aquelas que possuem renda de meio salário mínimo por pessoa. O candidato interessado deve apresentar identidade, comprovante de endereço e número do CadÚnico. Se menor de 18 anos, levar também o CPF do responsável. Mais informações pelo 3842-8749.

Programa Qualificar

O Programa Qualificar é uma das ações complementares ao Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Entre os objetivos desta iniciativa estão a prevenção de situações de risco pessoal e social, a contribuição para a inserção no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e o incentivo ao protagonismo juvenil. Desde a implantação do Qualificar pela Prefeitura, em 2006, milhares de jovens já se formaram nos cursos oferecidos.